Milhares de pessoas lotaram as ruas centrais de Atenas na manhã deste sábado, dia 29, em um ato de solidariedade e pela libertação do preso anarquista Kostas Sakkas. Estima-se que mais de 6 mil manifestantes participaram da passeata que percorreu várias ruas da capital grega. Não houve registro de grandes incidentes.
Sakkas é um anarquista que está preso há 30 meses sem julgamento (quando o máximo legal é de 18 meses). As autoridades gregas o acusam de pertencer à organização Conspiração das Células de Fogo (CCF), mas ele nega seu envolvimento neste grupo de guerrilha urbana desde o momento da sua prisão, em dezembro de 2010.
Greve de fome
Atualmente, desde o dia 4 de junho, Sakkas encontra-se em greve de fome exigindo sua libertação imediata. Ele já perdeu 10 quilos desde o início do jejum, e de acordo com boletins médicos está em estado crítico, com profunda fraqueza, tontura, dor de cabeça, dor abdominal e outros males.
Também em 29 de junho, manifestantes saíram às ruas de outras cidades gregas em solidariedade com Kostas Sakkas, promovendo uma série de protestos.
Imagens do ato em Atenas:
agência de notícias anarquistas-ana
No meio da noite,
um súbito despertar.
Pernilongos a postos
Renata Paccola